Aprenda como reformar móveis de madeira antigos

Muitas vezes temos na nossa casa móveis de madeira já meio antigos e sem aquela beleza que tinham originalmente e não sabemos como usá-los para decorar um determinado ambiente, com medo dele destoar do resto da decoração.

Se você acabou deixando aquela mesinha ou criado-mudo guardada em algum canto porque não combina mais com a decoração da casa, ao invés de comprar outro uma ideia muito mais prática e barata é reformar seus móveis antigos!

Você não só vai ganhar um móvel mais bonito como vai poder decidir exatamente como quer o resultado, e terá a satisfação de saber que você que fez!

Nós vamos ensinar uma maneira de reformar os móveis, e daremos dicas sobre outras técnicas diferentes, e você ainda pode assistir o vídeo com mais informações no final da matéria!

Uma maneira simples de reformar um móvel é dando uma pintura nova nele. Para isso, você precisará de:

  • Lixas (uma fina e outra grossa)
  • Fundo nivelador branco
  • Pincéis
  • Tinta para madeira da cor desejada
  • Verniz fosco

O processo é fácil. Primeiro, use a lixa mais grossa para tirar qualquer tinta ou verniz que haja sobre a peça de madeira, usando a lixa mais fina em seguida para terminar a preparação da peça.

Use um pano umedecido levemente para tirar toda a poeira, e depois que a madeira estiver limpa (e seca) aplique o fundo nivelador branco, deixando secar e aplicando mais uma ou duas demãos para cobrir perfeitamente toda a peça.

Depois que o fundo estiver seco (veja o tempo de secagem na embalagem) aplique a tinta na cor escolhida, dando outra demão para um melhor acabamento, e ao secar finalize com um verniz fosco.

Se quiser, você pode criar uma peça colorida usando tintas diferentes em várias partes depois de aplicar o fundo branco, dando uma cara mais moderna ao móvel.

Outra opção que fica muito bem é utilizar tecidos para aplicar em algumas partes do móvel, ou ainda fazer stencil com cores diferentes, deixando o móvel muito bonito e original!

Ah, e a pátina é outra idéia que está na moda, e já fizemos uma matéria ensinando como fazer pátina em madeira.

Para você reformar seus móveis usando uma técnica diferente como a aplicação de tecidos, veja o vídeo que encontramos pra você!

Fotos: thefurniturepaintingcompany e betterimprovement.

4 comentários

  1. Queria sugestao para reforma de cadeiras de ferro, cadeiras e mesinhas de centro de mogno e como adaptar prateleiras em paredes com profundidade de quase 1 metro.

  2. Gostaria de saber qual nome da cor usada no movel da foto, e areia e o verniz e fosco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top