Como fazer luminária de garrafa pet passo a passo

Cada dia mais as opções ecológicas tem tomado o mercado e virado alvo do interesse de todas as pessoas, que estão ficando mais exigentes e conscientes de que precisamos diminuir o lixo e a poluição no planeta.

Na decoração isso também é tendência, e hoje nós do Decoratividade vamos te dar uma ótima idéia que pode deixar sua casa mais bonita de maneira simples e ecologicamente sustentável: você vai aprender como fazer uma luminária de garrafa pet passo a passo!

As garrafas pet que antes eram jogadas no lixo estão virando vários objetos interessantes, e essa luminária é um deles. Existem diversos modelos de luminárias feitas de garrafas pet, de mesa, de chão e também de teto! Essa que ensinaremos é exatamente a de teto, e fica super bonita.

Bem, agora vamos começar a preparação! Você vai precisar de:

  • 7 garrafas PET
  • 2 meias-calças arrastão da cor preferida
  • Fita de cetim
  • Tesoura
  • Grampeador
  • Estilete
  • Cola

Para fazer, corte a parte de baixo e de cima de todas as garrafas, e então “encape” 6 delas com a meia arrastão. Basta cortar embaixo e em cima após medir o tamanho necessário para cobrir a garrafa. Se necessário, use o grampeador para que a meia não solte.

Depois, pegue a garrafa que sobrou e grampeie as outras 6 ao redor dela (em cima e em baixo), já que ela será o centro da luminária. Com uma fita de cetim da cor que desejar, faça o acabamento colando ela na borda inferior e superior das garrafas.

Para finalizar, use uma das partes de cima das garrafas que cortou e coloque invertida na parte que será a de cima da luminária. Grampeie as bordas. É através dela que você passará o fio que se ligará ao bocal no interior, onde ficará a lâmpada.

Uma dica importante é usar lâmpadas frias, para não derreter a garrafa, e isso ainda por cima te ajudará a economizar energia tornando sua luminária totalmente ecológica!

Essa idéia super legal foi baseada no vídeo do Jornal Hoje que você verá no final da matéria. Simplificamos tirando as rendas para deixar mais clean o visual, e na hora de escolher as cores, escolha a que mais combina com seu gosto!

Para fazer a versão super simples que usamos na foto dessa matéria, basta usar uma única garrafa PET. A diferença é que na parte de cima você não cortará. Basta cortar a meia, e usar uma cola instantânea (Super Bonder) na parte de cima para a meia não descer, e dar o acabamento normalmente com a fita de cetim.

No caso do fio, faça um furo na tampa, deixe o fio com o tamanho que irá usar na parte de dentro da garrafa e dê um nó simples para que ele não passe do furo. Pronto! Sua luminária de garrafa PET está linda e você poderá deixar sua casa mais bonita gastando pouco!

12 comentários

  1. Olá, gostaria de saber se a lâmpada pode esquentar e derreter a garrafa pet!?
    Obrigada!

  2. Como faz para as garrafas ficarem coloridas?

  3. eu quero fazer um lustre envia pra o meu E-mail

  4. legal gostei muito bjs

  5. Bom dia, meu marido quer fazer uma luminaria de chão com garrafa pet para ambiente externo vc poderia dar uma dica? Obrigada

  6. pode me enviar como fazer uma luminária de pet para quarto infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top