Como fazer pátina provençal passo a passo

Com o tempo nossos móveis vão ficando com um aspecto feio e precisam de uma reforma. Uma ótima técnica que vai renovar seu móvel e deixá-lo com um estilo romântico e ao mesmo tempo rústico é a  pátina provençal.

Ela é excelente para dar uma nova aparência aos móveis e disfarçar imperfeições. Sem contar que móveis trabalhados artesanalmente tem um aumento no valor comercial, então mesmo que você não venda seu trabalho, já sabe que tem  uma boa opção!

A técnica da pátina provençal pode ser usada em vários tipos de madeira, incluindo o MDF, que geralmente é pintado antes com uma cor mais escura para se ter uma base melhor para aplicar a pátina.

Então vamos agora aprender como fazer pátina provençal passo a passo! Para trabalhar você precisará dos seguintes materiais:

  • Tinta látex branca
  • Pincel macio
  • Verniz
  • Lixa para madeira número 100 e 150
  • Vela

A pátina provençal é feita da seguinte forma: primeiro lixe a peça com a lixa 150, depois  retire o pó com um pano úmido. Se a peça que você for trabalhar for clara, você vai precisar pintá-la antes com uma tinta látex de cor mais escura, podendo usar tons de marrons, por exemplo. Já se a peça for escura não há necessidade de ser pintada.

Quando a tinta secar, passe a vela em todas as partes da peça onde você deseja obter o efeito envelhecido, em especial nos detalhes da peça (se houver) e nas quinas e bordas, depois  retire o excesso passando suavemente com o pincel.

Após esse processo, com o pincel passe tinta branca em toda a peça, e deixe secar. Repita a pintura por mais duas vezes. Depois de seco, passe a lixa 100 nas áreas onde foram aplicadas a vela e você vai começar a perceber o efeito da pátina.

Por fim, passe o verniz, que deve ser à base de água e incolor, porque ele só deve proteger e realçar a peça, não mudar a cor. Pronto! Agora você tem uma linda peça para decorar sua casa ou a opção de vendê-la com lucro!

Para um melhor esclarecimento a respeito desta técnica, assista também um vídeo de como fazer pátina provençal passo a passo:

7 comentários

  1. BOA DICA!!! BOM TER PESSSOAS QUE GOSTAO DIVIDIR CONHECIMENTO!!!!! INTERESSANTE O USO DA VELA!!!!!

  2. dá p fazer pátina c tinta de outra cor? ou só branco?

  3. Nossa, foi a melhor!!!!! explicação nos mínimos detalhes, Parabéns!!!!!!!Obrigado,

  4. Bom dia,
    Tenho um armario de cozinha que precisa ser reformado,sei fazer a técnica provençal, faz tempo que não a utilizo, preciso de uma idéia de cor, pois não quero que o bracco ficasse por ultimo, pois o armário é do lado de fora em uma cozinha junto coma churrasqueira, e tudo é meio rústico com acabamento em madeira, tipo o telhado, as mesas as cadeiras,as banquetas, por favor me responda.

  5. Obrigada pela explicação foi bem claro, agora vou começar a fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top