Como fazer um terrário passo a passo

Os terrários são lindos objetos de decoração e muito utilizados por aqueles que querem um pequeno (muito pequeno!) cantinho verde mas não tem espaço, e cultivam um terrário como um micro jardim que pode ficar até na sua mesa de cabeceira.

Ele pode ser fechado ou aberto, sendo o fechado mais usado em escolas para trabalhar temas relacionados a ecossistemas, e o terrário aberto é mais usado como item de decoração, assim como também os mini jardins, que podem ser por exemplo de suculentas, com a diferença de que o terrário é em um recipiente de vidro (ou outro material transparente).

Se você viu um em algum lugar e ficou com vontade de fazer na sua casa para deixar o ambiente mais vivo e bonito, nós vamos ensinar como fazer um terrário passo a passo, e se você pretende fazer quem sabe um jardim de suculentas, o processo não é muito diferente.

Veja os itens que você precisará para fazer o terrário:

  • Vaso ou pote de vidro
  • Carvão vegetal
  • Terra para plantas
  • Pedrisco ou pedras de aquário além de outras pedras decorativas
  • Ferramentas improvisadas com colheres velhas, palitos ou algo que sirva como pinça
  • Plantas

As plantas devem ser do tipo que ficam sempre pequenas, podendo ser suculentas, pequenos cactos ou outra espécie que você encontrar e gostar. No pote, coloque primeiro pedrisco ou pedras de aquário para ajudar na drenagem. Depois coloque por cima um pouquinho de carvão vegetal e então acrescente a terra preparada para plantas.

Agora é a hora de plantar cuidadosamente as plantinhas que escolheu com a ajuda dos palitos ou colher ou a ferramentinha que você improvisar. Coloque as plantinhas maiores no meio e as outras distribuídas como quiser. Quando terminar, regue um pouquinho só e coloque então o pedrisco por cima, agora com função decorativa apenas.

Se quiser, finalize com algumas pedrinhas ou itens de decoração que você achar legal, seja um pequeno gnomo ou outro objeto. Para ter idéias de como decorar seu terrário veja a galeria de fotos que fizemos no final da matéria.

Como o terrário é aberto, é necessário regar um pouco. Uma vez por semana ou no máximo duas é o suficiente. Lembre-se de colocar também seu terrário para tomar um pouco de sol afinal são plantas, e elas precisam de iluminação.

6 comentários

  1. isso é legal mas não encontre minha resposta.

  2. gostei muito!!!mas queria saber como é os nomes das platinhas.

  3. muito lindo vou fazer,obrigado pelas instruções

  4. ótima matéria me ajudou muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top