Como fazer velas decorativas passo a passo

As velas decorativas são muito interessantes para se usar na decoração da casa, e além disso são uma forma interessante de aumentar a renda fazendo velas decorativas em casa.

Se você também quer aprender como fazer velas decorativas, nós vamos te mostrar um passo a passo para que você saiba como fazer velas para deixar sua casa mais bonita ou para vender!

Você precisará do seguinte material:

  • Parafina
  • Panelas
  • Colher de pau (cabo longo)
  • Moldes variados
  • Barbante ou pavio parafinado
  • Vaselina líquida
  • Corante para velas da cor escolhida
  • Essência com o aroma que desejar (opcional)
  • Palito de picolé ou churrasco

Antes de começarmos, é bom ter atenção a alguns cuidados básicos. Como a parafina é altamente inflamável, nunca derreta diretamente no fogo, sempre derreta em banho-maria.

Se por acaso você deixou tempo demais no fogo e começou a sair fumaça, é porque a temperatura está alta demais, então apague o fogo. Não mantenha crianças no ambiente enquanto faz as velas.

Para começar, derreta a parafina em banho-maria como dissemos antes, mexendo com a colher de pau. Quando ela já estiver derretida, apague o fogo. Adicione o corante da cor que escolheu e mexa para misturar. Depois, adicione a essência caso queira velas decorativas perfumadas.

Lembre-se de que depois de esfriar a parafina fica opaca, então não é preciso corante demais para conseguir a cor desejada.

Prepare os moldes, passando vaselina líquida em toda a parte interna, pois isso facilitará na hora de tirar a vela. Para formas de silicone isso não é necessário.

Se usar barbante como pavio, molhe ele na parafina líquida para que endureça. Para colocar o pavio, amarre a ponta do pavio em um palito, e posicione o palito acima da forma, deixando o pavio bem no centro.

Pavios mais finos resultam em chamas menores e a vela queimará por mais tempo.

Despeje a parafina no molde devagar, para não criar bolhas e deixe esfriar. Depois de alguns minutos que despejou, leves batidinhas na lateral da forma vão ajudar a retirar as bolhas. Depois de totalmente fria, retire a vela da forma e corte o pavio a 2cm da vela. Pronto! Está feita sua vela decorativa!

Você pode utilizá-las para decorar casamentos, aniversários, ou mesmo natal! Deixe a criatividade fluir para criar velas cada vez mais bonitas, com várias cores, formatos e aromas.

Procure sempre moldes diferentes para ter lindas velas decorativas diversificadas. Para uma linda vela decorativa de canela, basta usar essência de canela e colocar pedaços de canela em pau no fundo da forma antes de despejar a parafina.

A vantagem da vela é que toda parafina pode ser reaproveitada. Os pedaços e sobras de outras velas que você fez podem ser usados para criar velas coloridas por exemplo!

14 comentários

  1. é gostei, penas q não sei a onde encontrar a parafina,bjos neide

  2. à e esses adesivos como se aplica?

  3. eu n consigo assistir pochaaaaaaaaaaaaa.tatiana rocha tu teve sorte$

  4. dicas muito boas! obrigada

  5. flavia lucia alves dos santos

    sempre gostei muito de artesanato principalmente os q deixam o ambiente bem agradavel quero muito aprender a fazer essas velas……

  6. adorei a vossa explicação. gostaria de saber quais as essências mais usadas para dar um aroma duradouro nas casas? tenho facebook. tesuros da avó ana. espero vossa resposta. obrigado. ANA

  7. Olá! Gostaria de saber onde encontrar Parafina.
    Deste já
    Muito obrigada
    Kely Cid

  8. marileide santana lopes

    adorei, gostaria de aprender a fazer as velas decorativas e perfumadas.
    Valeu as dicas
    leide

  9. Thaysa Rhayana Oliveira Pimenta

    Ola moro em sao paulo gostaria de sabe
    aonde encontro a parafina ..desde ja agradesso

  10. gostaria de saber se posso derreter a vela no fogão eletrico ou tem que ser so em banho maria???/
    obrigada

  11. andreia marques el khoury

    adoro decoraçoes, trabalho com velas, e uma forma ate de uma terapia. mais gostaria de saber se vc sabe se macae ou rio das ostras vende parafina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top