Como pintar uma parede sozinha

Se você adora decoração já chegou em algum momento que quis dar uma cara nova a um ambiente e resolveu pintar tudo de uma outra cor, afinal a cor certa pode não só deixar o ambiente mais agradável como transmitir sentimentos e com isso deixar sua casa mais alegre.

Porém antes de correr para chamar um pintor que tal fazer a pintura você mesma? Se nunca pensou nisso, pintar as paredes você mesma pode não só economizar algum dinheiro como também ser muito gratificante saber que você mesma deixou seu quarto ou até a casa inteira com a sua cara!

Antes de mais nada, escolha a cor que deseja. Lembre-se que ela influencia no clima e no humor, e depois fique atenta para o tipo de resultado: opaco ou brilhante, ou ainda neutro.

Antes de comprar tinta para pintar a casa toda, lembre-se que o tom da tinta pode não ficar idêntico ao da lata quando estiver na sua parede, então uma boa dica é comprar uma lata pequena para testar.

Compre tintas de boa qualidade para não desperdiçar o seu dinheiro, e também os outros materiais que precisará. Antes de começar, retire os móveis do ambiente ou pelo menos de perto da parede que será pintada, colocando jornais sobre os móveis e forrando de jornal ainda o chão.

Tire também a tampa das tomadas e interruptores, e coloque fita crepe no canto das portas e janelas, para que você pinte com mais tranquilidade sabendo que não irá sujar nada. Nas maçanetas, coloque jornal preso com fita crepe.

É preciso lixar a parede antes de começar a pintura. Depois de lixar toda a superfície e com um pano úmido retire o pó. Use massa corrida para tapar pequenos buracos de parafusos e pregos, e ainda é possível usá-la para corrigir pequenas imperfeições na parede.

Se for um buraco grande, use gesso ao invés da massa corrida. Em ambos os casos, após o material secar é necessário lixar a superfície e limpar como fez antes.

 Se pintar o teto também fizer parte dos seus planos, comece por ele, e lembre-se de usar um cabo extensor no rolo para não precisar subir em escada nem mudá-la de lugar.

É importante pintar o teto inteiro de uma vez só, pois se pintar somente um trecho e deixar as bordas secarem, quando continuar as bordas podem ficar marcadas.

Na hora de pintar a parede a dica é a mesma, ela deve ser pintada totalmente de uma única vez. Comece sempre de cima para baixo, e a direção na horizontal você escolhe, direita ou esquerda.

Para finalizar, retire a fita crepe dos cantos e use um pincel pequeno para fazer o acabamento.

Espere entre as demãos o tempo determinado pelo fabricante na lata. Em geral para um bom resultado serão necessárias duas demãos. Em alguns casos uma dica para conseguir a cor exata é pintar antes as paredes na cor branca.

Agora que você já sabe como pintar uma parede poderá deixar sua casa linda e ainda receber muitos elogios! Veja ainda um vídeo que vai te mostrar o passo a passo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top