Como decorar uma sala pequena e simples

Se você está começando a decorar a sala de estar e ela é pequena, é importante otimizar o espaço para que você não acabe enchendo o ambiente de coisas e ainda fique batendo o joelho em móveis que não precisariam estar ali.

Nós do Decoratividade vamos te dar uma forcinha para você decorar a sua sala pequena de forma simples mas com beleza e você vai ver que algumas idéias simples e fáceis farão toda a diferença no ambiente!

Primeiro, se você ainda está reformando ou construindo e só está aqui procurando idéias do que fazer, uma boa sugestão caso a sala vá ficar pequena é aproveitar e integrar o ambiente com a cozinha, como já falamos em uma matéria anterior.

Isso te dará mais espaço útil para se movimentar e dará também um efeito de amplitude aos dois ambientes. A regra geral para ambientes pequenos vale também para a sala, que é escolher cores claras para as paredes. A iluminação deve ser outra coisa a ter atenção, então deixe a sala bem iluminada e evite lâmpadas incandescentes, que aquecem o ambiente.

Os móveis devem ser baixos para não dar uma sensação de ambiente sufocante, e na hora de escolher o sofá prefira um confortável mas não muito espaçoso, como muitos sofás que só com o tamanho dos braços juntos ocupam o lugar que poderia ser de uma mesa de apoio.

A escolha das cores também deve ser considerada para os móveis, e se quiser adicionar cores vivas e fortes, prefira fazer isso com detalhes como pufes por exemplo.

Se for uma sala muito pequena, não use mesa de centro, porque do contrário ela vai mais atrapalhar que ajudar. Coloque mesas de apoio nas laterais do sofá, nem que seja uma. Caso compre uma mesa de centro prefira com tampo de vidro, que dá leveza ao ambiente.

Na hora de escolher o móvel onde ficará a TV, além de ser baixo, prefira um que tenha espaço útil embaixo já que ali além dos aparelhos de dvd ou bluray você pode colocar ainda revistas, dvds ou outras coisas.

Coloque prateleiras estreitas nas paredes, e use uma cor suave e de tom próximo ao da parede para pintá-las, assim você terá mais espaço para colocar coisas na sala e elas ficarão sutis.

Como o resto da sua casa ou apartamento pode ser pequeno também, se você não tiver um outro lugar confortável para a leitura, pode adicionar uma luminária, que para não ocupar espaço na mesa de apoio, deverá ser uma luminária de chão (“luminária de pé”). Na falta de espaço para outro sofá, uma cadeira compacta e leve pode ser muito útil.

Agora que você já leu várias dicas de como decorar uma sala pequena e simples, é hora de por mãos à obra e deixar a sala linda como você sempre quis! Para ajudar e te dar mais inspiração, veja ainda algumas imagens de salas simples e pequenas:

8 comentários

  1. ola! meu nome e ana flavia obrigado por tudo pelas dicas e adorei tudo, eu tenho 12 anos e to ajudando minha madrasta e meu pai a decorar a nova casa com essas dicas e ta tudo lindo apesar da casa ser grande e a sala ser pequena!!!!!!!!!!
    muito obrigada mesmo, beijo :)

  2. Bo dia, gostaria de ter peças rusticas e baratas para decorar a casa… bjs

  3. Em uma sala pequena o que necessário é para ficar linda e sem aperto.

  4. tenho na minha sala um sofa cama a estante e uma mesa pequena com 4 dancos como fazer para decora. odrigada

  5. tenho minha sala em moveis rusticos,e as paredes escuras,nao sei o q fazer para deixar mais aconchegante,pois não quero mudar a cor das paredes,mas sim usar luz e decoração para deixar como quero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top